I VISUALIDADES
O I Visualidades aconteceu em 2009 como uma mostra de fotos e vídeos paralela a Semana de Ciências Sociais da UVA, realizada entre os dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus do Junco, em Sobral (CE).
O I Visualidades apresentou 10 vídeos documentários e mostra com seis trabalhos fotográficos de alunos e de professores dos Cursos de Ciências Sociais e de História, a maioria inédita.
VISUALIDADES
II VISUALIDADES
O II Visualidades (17 e 30 de novembro de 2010), apresentou 12 vídeos documentários e mostra com seis trabalhos fotográficos e duas instalações de alunos e de professores de cursos da UVA.
Nessa versão do evento iniciou-se campanha para criar uma política de produção de audiovisual na UVA a partir do documentário “Sobral no plural”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UVA.
III VISUALIDADES
O III Visualidades foi promovido pela UVA e contou com a parceria da Faculdade Luciano Feijão na oferta do Curso de Introdução ao Documentário.
A outra iniciativa que colaborou para a capacitação de alunos nos campos da fotografia e das artes plásticas foi o curso realizado pela Prof.ª Regina Raick.
Recebeu trabalhos de diretores experientes com Rosemberg Cariry e seus filhos Petrus Cariry e Bárbara Cariry, do professor Luis Saraiva da Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal e um filme de integrantes do Laboratório de Antropologia e Mídias Audiovisuais (LAMIA) da UECE.
IV VISUALIDADES
O IV Visualidades ocorreu com o auxilio do Programa de Apoio Eventos no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PAEP/CAPES e como resultado da formação oferecida pelos cursos de Produção de Documentários, sendo duas turmas, uma pela UVA e outra pelo Programa Jornada Ampliada da Prefeitura de Sobral, e o curso de Sensibilização Visual oferecido também pela UVA. O evento aconteceu entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro de 2012.
V VISUALIDADES
O V Visualidades teve apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PAEP/CAPES. O evento foi realizado em dois momentos. A primeira parte das atividades aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio de 2013.
A segunda parte do evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, com exposições de coleções fotográficas, desenho, pinturas, projetos artísticos de instalações e mostras de documentários.
VI VISUALIDADES
O VI Visualidades teve apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PAEP/CAPES. O evento, a exemplo do ano anterior, aconteceu em dois momentos. No ano de 2014, a comissão científica foi formada por docentes de sete universidades brasileiras, favorecendo ao evento o seu reconhecimento nacional.
VII VISUALIDADES
O VII Visualidades no ano de 2015 vem consolidando a sua proposta de integração entre artes visuais e pesquisa, além de fortalecer o intercâmbio interinstitucional. Neste ano o evento recebeu 31 trabalhos de audiovisual, 13 exposições de fotografias e duas instalações, do Brasil, Perú e Argentina. Dentre estes trabalhos, a Associação Brasileira de Antropologia enviou 13 filmes e cinco exposições fotográficas do Prêmio Pierre Verger que tem caráter nacional. Os filmes produzidos localmente somam dez, sendo sete oriundos do Curso de Realização de Documentários, que precede o evento, e integra projeto de extensão ao qual o VII Visualidades está relacionado.
VIII VISUALIDADES
O programa Visualidades é uma repercussão de várias atividades de pesquisa, ensino e extensão, capitaneadas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sediada na cidade de Sobral, através do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – Labome, arquivo público de documentos especiais. As atividades desenvolvidas visam sempre a articulação entre pesquisa, prática de arquivo de documentos especiais, ensino sobre patrimônio cultural e artes visuais (fotografia, desenho, pintura, instalações e documentário), envolvendo a comunidade de Sobral em cursos de formação neste campo, culminando em mostras e exposições que fazem parte do evento também batizado como Visualidades. As atividades de formação e realização tiveram do apoio do programa "Visualidades: identificação e registro audiovisual para preservação do patrimônio cultural da cidade de Sobral/CE” financiado pelo edital PROEXT 2011 do Ministério da Educação. O evento está na sua oitava editação em 2016 e tem como proposta concentrar a parte acadêmica, as mostras e exposições em uma semana.
IX VISUALIDADES
01 de setembro à 10 de outubro de 2017: seleção de obras via edital lançado pela UVA.
11 de outubro à 15 de novembro: Composição da programação e confirmação das escolas, dos bairros e cidades para exibição dos trabalhos via articulação dos programas PIBID e PET da UVA. Demais alunos da IES e de outras instituições também poderão agendar exibições, se responsabilizando pela monitoria no local, no dia da exibição dos filmes. Vão ganhar um kit com camisa, catálogos e DVD´s para fazer o trabalho. Terão também certificado de monitoria do evento.
16 à 22 de novembro: impressão do material e início da divulgação.
Evento em Sobral/Ceará e região:
5 e 7 de dezembro:
- Mostra dos documentários nas escolas agendadas pelos programas PIBID dos cursos de Letras, Ciências Sociais, História e Geografia, assim como no CRAS dos bairros selecionados, Memorial do Ensino Superior, Casa da Cultura de Sobral, Escola de Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, UNINTA, ONG´s que atuam nos bairros periféricos e Centro de Ciências Humanas da UVA.
5, 6 e 7 de dezembro:
- Oficinas variadas de até 15 horas, no campo das artes visuais com convidados e profissionais de Sobral e região.
5 de dezembro:
- Conferência de abertura: “Antropologia com imagens, etnografias de rua e coleções etnográficas” Cornélia Eckert (UFRGS), no Auditório Milton Santos do Centro de
Ciências Humanas – CCH/UVA.
6 de dezembro:
- Conferência: Maria Helena Braga e Vaz da Costa (UFRN)
Horário: 8:00 hs – Auditório Milton Santos – CCH/UVA
- Abertura da exposição de artes visuais (fotografia, desenho, pintura e instalações)
- Conferência: "Etnografias audiovisuais de comunidades tradicionais"
Mediação: Alice Fátima Martins (UFG)
Conferencista: Marco Antônio Gonçalves (UFRJ)
19:00hs – Local: Auditório Trajano de Medeiros, campus CIDAO, UVA.
7 de dezembro:
- Mostras descentralizadas de documentários.
5 de dezembro de 2017 até 1 de fevereiro de 2018:
- As exposições fotográficas e de artes plásticas vão ter lugares fixos: Auditório Trajano de Medeiros, Galeria Norma Soares no Memorial do Ensino Superior - MESS e na Escola de Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA.
Evento no Rio de Janeiro:
14 de dezembro de 2017:
- Mostra itinerante de vídeo e exposições de artes visuais em locais escolhidos pelo programa Universidade nas Quebradas do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PACC/UFRJ.
- Conferência: Etnografias audiovisuais de comunidades tradicionais:
Manhã:
Mediação: Alice Fátima Martins (UFG)
Marco Antônio Gonçalves (UFRJ)
X VISUALIDADES
19 de outubro de 2019
- Conferência de abertura: “Discutindo etnografias fílmicas a periferia no "Rap do Pequeno Príncipe"” com Renato Athias (UFPE)
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Centro de Educação a Distância de Sobral
Dia 19 de outubro de 2019.
Oficinas (4 horas/aulas):
• Oficina do Mapa Digital da Comunidade
Professor: Nildemar Pereira da Silva
Local: Sala de informática CED
• Oficina de Sensibilização Visual
Professora: Regina Celi Fonseca Raick
Local: Sala de aula do CED
• Oficina de cinema indígena
Professor: Philipe Bandeira
Local: Sala de Videoconferência do CED
• Oficina de Lambe (colagem)
Professor: Francisco Renan Dias Marques
Local: Pátio do CED
XI VISUALIDADES
O Visualidades é um evento resultante do programa de extensão capitaneado pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (Labome) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que envolve atividades de formação e divulgação científica de trabalhos de pesquisa que expressem com suporte visual os seus resultados. O evento é organizado em parceria com o Laboratório de Estudos em Geografia Cultural – LEGEC do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ProPGEO da Universidade Estadual do Ceará, Coletivo Antropoéticas do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som, LEPPAIS da Universidade Federal de Pelotas, Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PACC/UFRJ e o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás FAV/UFG.