VI VISUALIDADES - FILMES
Cheiros, memórias e saberes
Sinopse: Qual a relação entre cheiro e lembranças pessoais? Qual a influência do cheiro na nossa vida cotidiana? O filme discute a influência dos odores na composição cultural e biológica de nossas experiências, relacionando com a moral do corpo, o uso dos espaços, tanto pensando o mau cheiro, quanto aqueles classificados como prazerosos. Diferentes saberes são acionados para pensar as questões propostas considerando os odores com perspectivas diversas e plurais.
​
Ficha Técnica: Direção: Nilson Almino de Freitas & Wellingta Maria Vasconcelos Frota. Pesquisa: Wellingta Vasconcelos Frota. Produção: Júlio César Albuquerque Pinto, Luzia Leila Velez de Miranda e Wellingta Vasconcelos Frota. Câmera: Francisco Jenuciêr dos Santos, Gustavo Sousa Maciel, José Ivanésio da Silva, Júlio César Albuquerque Pinto, Nilson Almino de Freitas, Renata Gilmara Mariano Sousa e Renato de Sousa Júnior. Still: Gustavo Sousa Maciel, Júlio César Albuquerque Pinto e Renato de Sousa Júnior. Áudio: Ana Kélia de Sousa Viana, José Ivanésio da Silva, Nilson Almino de Freitas e Wellingta Vasconcelos Frota. Narração: Leew Vasconcelos. Poesia ‘’Cheiro’’: Francisco Dênis Melo. Entrevistados: Antônio Denesmar da Silva, Cícero Silvério de Paiva, Edmilson Graciano Rodrigues, Francisco Dênis Melo, Gade Sousa Ferreira, Luis Carlos Lima, Maria das Dores, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda e Washington Luis P. Nascimento. Edição e Montagem: Nilson Almino de Freitas e Wellingta Vasconcelos Frota. Apoio: Curso de Introdução de Documentário. LABOME. SESC. Professores: Luis Carlos Lima, José Ivanésio da Silva, Paulo Henrique Sousa Martins e Víctor Mesquita Vital. Participação Especial: Maria Clara Frota Autran de Freitas, Ana Gláucia Gomes e Antônia Géssica Matos.
E a música fala por eles
2014-15’
Sinopse: As histórias de vidas de idosos que são músicos contadas por eles próprios. Estes idosos recontam suas experiências de vida e afirmam como a musicalidade foi assimilada e sentida por eles; quais os significados desta para suas vidas além de memórias elencadas por eles, sobre família, a relação com músicas. De forma complementar, os netos que são músicos atualmente vão aparecendo mostrando a percepção sobre a influencia dos mais idosos no aspecto do gosto pela música.
​
Ficha Técnica: Direção: Telma Bessa & Wellingta Frota. Roteiro: Telma Bessa e Luis Carlos Lima. Edição: Arlen Barros, Luis Carlos Lima, Sidney Almeida, Pedro Wesley e Telma Bessa. Cinegrafista: Arlen Barros e Marcos Lemos. Still: Pedro Wesley. Entrevistados: Agenor Soares, Irene Normando e Maria Urane Bessa Ferreira. Músicos (Netos): Tainã Alcântara e Gonçalo Sales. Agradecimentos: Alfonso Domingo, Agenor Soares Jr., Arlete Alcântara e Silva, Celia Normando, Eliseo Pablo, Monique Sales, Nilson Almino, Pedro Wesley, Selma Bessa, Valéria Aparecida. LABOME, DONA CHICA RESTAURANTE e SESI.
Pescadores Camocinenses
Sinopse: O documentário apresenta a perspectiva e o ambiente de trabalho dos pescadores da cidade de Camocim – Ceará. Tendo como interesse o aumento da valorização cultural dos pescadores de Camocim para a própria cidade além de enfocar nas atribulações e desafios apontados pelos pescadores sobre o dia a dia no ofício da pesca. A produção foi construída embasada na ideia principal de homenagear a todos os profissionais da pesca.
​
Ficha Técnica: Direção, Pesquisa, Roteiro e Edição: Suziane Veras da Silva.
República lá vou eu
2014 - 15'
Sinopse: Esse documentário apresenta os motivos, desejos e experiências presentes na vida de estudantes de três repúblicas universitárias em Sobral-CE. Apesar das diferenças que cada república possui, as semelhanças entre elas predominam. Dessa forma, as falas dos universitários revelam aspectos da vivência cotidiana em cada república: regras, descobertas, desafios, conflitos e solidariedade.
​
Ficha Técnica: Direção: José Henrique Rodrigues da Silva e Verônica da Conceição da Silva. Pesquisa: Antônio Jefferson Lopes Martins. Roteiro: Antonio Jefferson Lopes Martins, Antonia Marques, Francisca Micaela Moreira, José Henrique Rodrigues da Silva, Kelson Gondim Barroso, Verônica da Conceição Silva. Edição: Francisca Micaela Moreira, Francisco Marcelo Meneses de Oliveira, José Henrique Rodrigues da Silva.
Sociabilidades por um real
2014 - 12'
Sinopse: O documentário reflete as relações sociais vivenciadas diariamente em um Restaurante Popular, na cidade de Sobral/CE. É um espaço frequentado por jovens estudantes, moradores de rua, trabalhadores, desempregados, idosos, crianças e famílias residentes na cidade e municípios vizinhos, que acabam criando uma relação de convivência e interação pelo preço de R$1,00 real a refeição, construindo vínculos, afetos e sociabilidade.
​
Ficha Técnica: Direção e Pesquisa: Antonia Géssica de Sousa Matos & Janiel de Sousa Medeiros. Roteiro: Antonio Jardson Peixoto de Araújo, Antonia Géssica de Sousa Matos, Francisco Eliomar Brito e Silva, Francisco Henrique Vale Freire, Francisco Lucas de Sousa Lima, Francisco Marcelo Meneses de Oliveira, Francisco de Sousa, Janiel de Sousa Medeiros e João Márcio Araújo Jorge. Edição: Antonia Géssica de Sousa Matos, Janiel de Sousa Medeiros e Pedro Wesley Severino Vasconcelos.
Greve na Uva 3 (Brasil - Sobral - CE - Outubo de 2014 - 36´)
Sinopse: O filme registra a trajetória das atividades de mobilização da greve das universidades estaduais, particularmente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, do ano de 2013 e 2014, registrando algumas manifestações de indignação perante o descaso do Governo do Estado para com as IES sob sua responsabilidade.
Ficha Técnica: Produção do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – Seção Sindical do ANDES.
Greve na Uva 1 (Brasil - Sobral - CE - Outubo de 2014 - 17´)
Sinopse: O vídeo mostra falhas estruturais nas edificações, descaso com equipamentos, falta de material didático, dentre outros problemas, que motivam a revolta de professores, alunos e funcionários da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral-CE e justificam a greve. O filme termina com depoimento emocionado de professor sobre o descaso.
Ficha Técnica: vídeo institucional do SINDIUVA
Greve na Uva 2 (Brasil - Sobral - CE - Outubo de 2014 - 28´)
SINOPSE: O filme aborda os problemas com relação à falta de professores, funcionários, além de questões estruturais que prejudicam o trabalho docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Faz também uma desconstrução dos argumentos do Governo do Estado do Ceará com relação a impossibilidade de contratação de professores, funcionários e investimento através de exposição de pesquisa de professora da UVA que trata do assunto. Apresenta ainda questões internas que fazem com que a UVA seja a IES mais antidemocrática dentre as universidades públicas do Ceará.
Ficha Técnica: Comando de Greve da UVA – SINDIUVA
Serviço de Promoção Humana – SPH. 50 Anos (1962-2012)
Duração: 55'
Sinopse: O Documentário é anexo a uma publicação de um livro que conta a experiência de uma entidade comunitária que prestava vários serviços para população pobre de Camocim no período dos anos 1960 – 1970 que se chama Serviço de Promoção Humana – SPH. O livro trata-se de duas pesquisas de monografias de conclusão do Curso de Historia da UVA, de Ana Selma Silva de Aguiar e Vera Lúcia Silva. O título do Livro: “um oásis dos menos favorecidos da sorte”: a experiência do Serviço de Promoção Humana (SPH), Camocim/CE. 1962-1979. Com depoimentos de pessoas que participaram das atividades do SPH junto com registros fotográficos o Documentário marca os 50 anos de existência do Serviço de Promoção Humana em Camocim.
FICHA TÉCNICA: Coordenação de Projeto Telma Bessa Sales PESQUISA Vera Lúcia Silva Ana Selma ORIENTAÇÃO Viviane Prado Bezerra
IMAGENS Vera Lúcia Jander Filmagens Roteiro e Filmagem Luis Carlos Lima EDIÇÃO Luis Carlos Lima Sidney Almeida Local de execução: O documentário é uma junção de vídeos e registros fotográficos e documentados que fazem parte da associação em comemoração dos 50 anos do SPH e o local de execução é Camocim/CE
​
Só não morri por um milagre de Deus
​
Duração: 23'
Sinopse: O documentário trata das experiências migratórias dos candangos de Araquém/CE para Brasília, no período da construção da Capital (1956-1960), os ex-operários narram o seu cotidiano na cidade, nos canteiros de obras e no acampamento da Construtora Pacheco Fernandes Dantas, ltd. No dia 08 de fevereiro de 1959, ao protestarem contra a comida que recebiam na Pacheco, os trabalhadores são violentamente atacados pelos Policiais da GEB-Guarda Especial de Brasília, este fato ficou conhecido como “o massacre da GEB”, e permeiam as narrativas e memória dos candangos de Brasília. Assim, o documentário evidencia as memórias dos que na cidade se esforçaram, brincaram, sonharam, sofreram, lutaram e, sobretudo, resistiram.
Ficha Técnica: Direção e Pesquisa Cosma Silva de Araújo Roteiro Cosma Silva de Araújo Telma Bessa Sales
Som e imagem Cosma Silva de Araújo Marcos Farias Rozélia Xavier Alanna Albuquerque Edição e Finalização
Cosma Silva de Araújo Pedro Wescley Severino Vasconcelos Francisco Jenucier dos Santos
​