top of page

V VISUALIDADES - FILMES

Ciências Sociais UVA (1998/2013): 15 anos de curso em revista

 

Sinopse: Em 2013, o Curso de Ciências Sociais da UVA está debutando. São 15 anos que precisam ser registrados. Qual é a sua história? Quais as atividades desenvolvidas atualmente? O que fazem seus ex-alunos? O que pensam seus atuais alunos sobre o curso? O filme pretende refletir essas questões. Mesmo com tão pouco tempo de existência, pretende-se mostrar que a história não é feita somente com base em grande durações no tempo, mas também de experiências ainda vivas no presente de um Curso.

 

Ficha Técnica: Realização: Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – Labome; Direção: Nilson Almino de Freitas; Câmara: Amanda Franco da Silva, Antonia Géssica de Sousa Matos, Francisco Gleidson Vieira, Nilson Almino de Freitas; Segunda câmara: Antonia Géssica de Sousa Matos, Daniele do Nascimento Rodrigues, Josiani Oliveira Mota, Priscila Kelly Barroso de Souza, Sheila Ramos da Silva, Lucas Eduardo Ferreira; Som direto: Antonia Géssica de Sousa Matos, Clarisse Mendes de Sousa, Francisco Eliomar Brito e Silva, Nilson Almino de Freitas; Produção: Lucas Eduardo Ferreira; Thiago Silva de Castro; Imagens de arquivo: Labome, GEPECJU, PIBID - Ciências Sociais, Arquivo Pessoal de Ronaldo Santiago Lopes, Arquivo pessoal de Clécia Maria Lopes do Nascimento; Música: A saída - Banda Transcenda (Yuri Steindorfer e Francisco Stênio Nogueira); Entrevistados: Adonias Rodrigues Aragão, Ana Carmem Aguiar Rodrigues, Ana Josa de Lima, Benedito Genésio Ferreira, Benedita Romária Sousa Araújo, Diocleide Lima Ferreira, Emmanoel Lima Ferreira, Eurilange Gomes da Silva, Fernando Antonio Cavalcante Dias, Francisco Alencar Mota, Isaurora Cláudia Martins de Freitas, Ivaldinete Araújo Delmiro, José Osmar Fonteles, José Ricardo Marques Braga, José Teodoro Soares, Lucas Eduardo Ferreira, Maiara Maria de Araújo, Maria Jairana de Oliveira de Lima, Monyque Yara Alves Lopes, Nilson Almino de Freitas, Regina Celi Fonseca Raick, Rosângela Duarte Pimenta, Ronaldo Santiago Lopes, Simone Carneiro Maldonado, Tatiana Lima da Silva, Werber Pereira Moreno, Zilda Cristina Araújo; Índios Tremembé: Manoel Messias do Nascimento (Tota), Maria de Lourdes, Isabel Elisete, Francisco Evaldo do Nascimento, Maria Marluce dos Santos; Assessoria técnica: Paulo Passos de Oliveira; Luis Carlos Lima.

Lendas urbanas, contos e assombrações

 

Brasil - 2013 - 15'


Sinopse: Para que servem as histórias de assombração? Vale a pena discutirmos se são verdadeiras ou não? Para os entrevistados de dois bairros periféricos da cidade cearense de Sobral, Santa Casa e Padre Palhano, as histórias, contos e lendas urbanas servem para dar unidade às pessoas e para divertimento através da geração do medo. Entendem que essas histórias estão desaparecendo diante da “modernidade” e do aumento da população, mas resistem em suas memórias como foco de resistência ao individualismo e à violência urbana. O filme mostra, através de relatos de quatro narradores selecionados algumas histórias que resistem no tempo e no espaço urbano, apesar de algumas delas não terem origem na cidade.

​

Ficha técnica: Realização: Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – Labome/UVA/Sobral/CE; Apoio: Projeto: "Memórias, bairros e cidades possíveis: narrativas e imagens", Edital Humanidades do CNPq – 2012. Projeto: "Cidade, bairros e memória: percepção espacial e histórias da cidade de Sobral/CE contada por seus moradores", programa PIBID/CNPq/UVA; Direção: Sheila Ramos da Silva; Direção de Produção: Nilson Almino de Freitas; Câmara: Sheila Ramos da Silva, Nilson Almino de Freitas, Amanda Franco da Silva, Antonia Géssica de Sousa Matos, Daniele do Nascimento Rodrigues; Segunda Câmara: Sheila Ramos da Silva; Som direto: Clarisse Mendes de Sousa; Edição e montagem: Nilson Almino de Freitas; Música: Macumba Down - Banda Transcenda (Yuri Steindorfer e Francisco Stênio Nogueira); Desenho: Janiel de Sousa Medeiros; Entrevistados: Ruthneia Pinto Ferreira, Maria Furtado Ferreira, Maria Calixta Guimarães, José Osmar do Nascimento, Teresa de Paula da Silva; Apoio técnico: Curso de Formação para Produção de Documentários (parceria UVA, UFC e SESC-Sobral/CE), Paulo Passos de Oliveira, Marcelo Mateus de Oliveira, Guilhermo Tinoco, Luis Carlos Lima.

Narrando a luta pela terra

 

Narrando a luta pela terra – 13' 34''


Sinopse: a história narrada sobre a luta pela propriedade da terra na comunidade de Morgado, Massapê – CE, é o assunto principal do filme. As angústias, perseguições, formas de mobilização e a vitória são lembrados por cinco narradores selecionados dentre os moradores do assentamento.

​

Ficha técnica: Realização: Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – LABOME; Direção: Eliomar Brito; Pesquisa: Marcos Melo; Produção: Gabriela Vitorino, Renato Linhares, Jefferson Martins; Edição e Montagem: Eliomar Brito, Lucas Eduardo, Nilson Almino; Câmara: Eliomar Brito; Som Direto: Eliomar Brito; Entrevistador: Marcos Melo; Entrevistados: Antonia Idenilda Aguiar, Maria Leomezia Aguiar Braz, João Batista de Oliveira, Maria da Conceição Rodrigues, Vicente do Espírito Santo; Imagem de arquivo:
Filme: "A conquista do Morgado" de Antônio Dário do Nascimento – 1992; Apoio Técnico: Curso de Produção de Documentários (SESC/UFC/UVA): Paulo Passos de Oliveira, Luis Carlos Lima, Guilhermo Tinoco, Marcelo Mateus de Oliveira; Agradecimentos: Moradores do Assentamento Morgado e Antônio Dário do Nascimento.

Trajetórias: mulheres a outra face

 

Brasil - 2013 - 15'


Sinopse: A mulher vem ocupando diversos espaços na sociedade - política, mídia, empresas, cinema,etc. Este documentário apresenta uma reflexão sobre MULHER E TRABALHO. Busca ver a mulher além de arquétipos de feminilidade: a femme fatale; a rainha do lar (esposa e mãe); a mocinha em perigo aguarda o macho salvador. Esses tipos são construções do que é e de como é “ser mulher”. A ideia aqui é conhecer as múltiplas dimensões e faces do que significa ser mulher, trabalhadora, mãe, profissional, desconstruindo dicotomias e alargando esta reflexão.


Ficha técnica: Direção, roteiro, produção: Telma Bessa e Regina Raick; Imagem de som: TV Interaja.

SOBRAL: Um retrato da cidade e do urbano no presente - Brasil - 2013 - 20'


Sinopse: Sobral, cidade média cearense, vivência em seu espaço urbano um complexo dinamismo econômico, social e político. A ampliação do perímetro urbano e a verticalização da cidade são pautas importantes do poder público agindo por meio do plano diretor que estã envolvido em estratégias para dar a Sobral um perfil de modernidade e prosperidade. Dentro desse contexto foi possível a vinda de grandes equipamentos urbanos como shopping, hospital regional e a criação de novos conjuntos habitacionais, bem como o sistema de mobilidade - VLT, supostamente pensado no bem estar das pessoas

 

Direção: Aline Moraes e Rita de Cássia

Cor e concreto: Grafite em Sobral - 15´5´´ - 2013.

 

Sinopse: O Documentário demonstra o grafite na cidade de Sobral e sua influência na paisagem urbana, colocando em evidência os autores por trás dessa arte (grafiteiros). Suas opiniões sobre grafite e pichação, preconceito sobre a forma de vida, inspirações, aceitações, dificuldades e como os mesmos atuam como veículos capazes de transformar de maneira social e cultural a sociedade em que vivem.

 

Direção: Joseli do Nascimento Cordeiro.

O ensino e o ensinar - 15´34´´-  2013.

 

Direção: Francisco de Assis Oliveira

Romaria da terra - 14´-  2013.

 

Direção: Cinira Ricardo Cordeiro e Aline Moraes de Sales

bottom of page