top of page

IV VISUALIDADES - FILMES

Abandonos

 

Brasil – 2012 – 5’ 11’’


Sinopse: Abandonos é fruto da reflexão a partir da visita à uma aldeia abandonada no interior da Beira Alta, Portugal. O audiovisual citado busca integrar conceitos e imagens que revelem a extensão do descaso a que chagamos seja em termos patrimoniais, seja em termos de foro íntimo. A música Destiny de Gell Camanatti, tem uma qualidade ímpar de aliar elementos sonoros à paisagem do tempo, assim da série de fotografias tiradas em agosto de 2011, chegamos à realizar os 5:11 minutos de Abandonos.


Ficha técnica: Direção e realização: Regina Raick; Fotografia e texto: Regina Raick; Música: Cell Camanatti.

Cultura Quadrilheira

 

Sinopse: Técnica, tradição, artes plásticas, estilo, estética, dança, expressão corporal, performance, música, trabalho, emoção, fé, conflitos e desejos, tudo se mistura na atividade da cultura quadrilheira que tem a sua culminância nos festejos juninos. Entretanto, isso envolve pelo menos 9 meses de preparação, planejamento e trabalho por ano, sempre acompanhado de dificuldades de falta de recursos financeiros, mas com intenso envolvimento voluntário. O filme acompanha o processo de preparação de uma das quadrilhas juninas da cidade de Sobral. Entretanto, o que é dito e o que é visto pode representar quase todos os grupos que disputam os festivais de quadrilha junina pelo Brasil, com poucas variações contextuais.


Ficha técnica: Direção geral: Thiago Silva de Castro; Direção de produção: Nilson Almino; Pesquisa: Thiago Silva de Castro; Roteiro: Thiago Silva de Castro, Nilson Almino, Fátima Regina Portela Menezes, Maria Lúcia Inês F. Cruz; Imagem e som direto: Fátima Regina Portela Menezes; Edição, Finalização e montagem: Nilson Almino, Fátima Regina Portela de Menezes, Maria Lúcia Inês F.Cruz; Entrevistadora: Maria Lúcia Inês F. Cruz; Depoimentos: Antônio Marcos de Sousa, Carlos Alberto Pereira de Sousa, Francisco Lucélio Marques, Francisco Ronielle Teixeira Duarte, Joyce Leite da Silva, João Batista de Sousa Felix, Maria Thiany Araújo de Morais, Naiara Maria Severino Teixeira, Thiago Silva de Castro.

Drama: uma arte

 

Sinopse: Memórias, dança e teatro, são assuntos tratados por moradoras da cidade de Sobral que se divertem, revivendo experiências da infância com o Drama. O valor atribuído por essa manifestação cultural vai muito além da técnica de representar, cantar ou dançar. Talvez a técnica nem seja o mais importante para elas. Mostram experiências de vida. É uma arte porque atribui significado para o cotidiano dessas senhoras.


Ficha técnica: Direção geral: Daniele do Nascimento Rodrigues; Direção de produção: Nilson Almino; Roteiro: Daniele do Nascimento Rodrigues, Nilson Almino, Sheila Ramos da Silva, Clarisse Mendes de Sousa; Câmara e som direto: Sheila Ramos da Silva, Clarisse Mendes de Sousa; Imagens captadas e cedidas pelo PROEAD-INTA: Natan Queiroz (câmara), J.C.Braga (câmara), José Carlos (auxiliar de câmara e som), José Damião (auxiliar de câmara e som); Imagens da entrevista com dona Suzana: Talita Silva Bezerra (câmara e som direto); Still: Acervo da Secretaria de Cultura de Sobral; Entrevistadas: Creuza Chavier da Silva, Maria da Conceição Rodrigues Moura, Bernadete de Sousa Mesquita, Francisca Carolino Mesquita (Dona França), Maria das Graças Tomaz da Silva, Lídia Ferreira de Sousa, Maria Suzana de Oliveira Lima; Câmara utilizada: Filmadora digital Sony DCRDVD 305; Data de realização: 2012 (entre outubro e novembro); Local de realização: Sobral/CE.

Estivado: as histórias de fé

 

Brasil – 2012 – 15’


Sinopse: Fé, expressão da religiosidade popular, peregrinação, aparições marianas. O filme aborda as práticas de devoções dos fiéis que vão ao Estivado motivados pela fé nas aparições de Nossa Senhora de Fátima naquele local desde o ano de 1994 e atualmente protagonizado pela vidente Maria Alice Moreira, a qual é mediadora das mensagens da Virgem Maria. Os fiéis buscam obter milagres e curas através de elementos presentes no local sagrado.


Ficha técnica: Direção geral: Ana Janaina Alcântara Araújo; Pesquisa: Ana Janaina Alcântara Araújo, Ana Geísa Almeida da Silva, Elaine Rodrigues Galvão, Ismael Paiva Oliveira, Luis Gustavo Alves da Silva; Roteiro: Ana Janaina Alcântara Araújo, Ismael Paiva Oliveira, Luis Gustavo Alves da Silva, Marcelo Augusto Ximenes Torquato; Produção, imagens e som direto: Ana Janaina Alcântara Araújo, Ana Geísa Almeida da Silva, Elaine Rodrigues Galvão, Ismael Paiva de Oliveira, Luis Gustavo Alves da Silva, Marcelo Augusto Ximenes Torquato; Edição e finalização: Nilson Almino.

Juventude nas trilhas do primeiro emprego: não há vagas

 

Brasil – 2012 – 12'


Sinopse: De maneira geral, a situação da juventude brasileira vem sendo exposta de forma ainda muito fragmentada, especialmente quando se trata da precariedade de emprego entre os jovens das periferias da vida, expressão das dificuldades que têm em se integrarem no mercado de trabalho. A emergência do desemprego estrutural entre os jovens torna mais distantes as possibilidades de constituição de trajetórias ocupacionais e de vida vinculadas à ascensão social. O processo de imobilidade social intrageracional/intergeracional pode tornar frustrada a perspectiva de construção de um futuro pelo trabalho decente, mesmo no ambiente de elevação da escolaridade. Nesse sentido, o presente documentário trata dos dilemas dos jovens sobralenses face aos desafios do mundo-do-trabalho, desafios esses expressos nas narrativas dos que buscam o primeiro emprego na cidade de Sobral-CE.. Quem são e quais caminhos e percursos esses jovens precisam traçar para inserção no mundo-do-trabalho? Qual significado e importância o trabalho na vida destes? O trabalho, por ser uma questão-chave tanto na decisão individual do jovem , quanto na perspectiva familiar, tem repercussões significativas e representa, conforme depoimentos desses jovens, a mais sólida expressão da transição para a vida adulta, na sociedade brasileira contemporânea.

​

Ficha técnica: Pesquisa: Maria Isabel Silva Linhares, projeto"Trajetórias juvenis face aos desafios do mundo do trabalho: experiências sociais e interpretações individuais de jovens sobralenses que buscam o primeiro emprego"; Direção: Ana Margarete Pereira, Maria Isabel Silva Linhares; Roreiro: Maria Isabel Silva Bezerra Linhares; Ana Margarete Pereira, Eder Vasconcelos Rodrigues, Tágla Santos Soares, Tamara Ferreira de Sousa, Jair de Oliveira Farias.; Direção de produção: Maria Isabel Silva Bezerra Linhares; Ana Margarete Pereira, Eder Vasconcelos Rodrigues, Tágla Santos Soares, Tamara Ferreira de Sousa, Jair de Oliveira Farias; Imagens e som direto: Tamara Ferreira de Sousa, Tágla Santos Soares; Edição e finalização: Nilson Almino de Freitas, Maria Isabel Silva Bezerra Linhares; Ana Margarete Pereira; Entrevistados: Francisca Cristielle Gomes de Sousa, Caio Henrique Moura da Silva, José Lucas Xavier Barbosa, Isabelle Melo Rocha (Coordenadora do CREAS em Sobral-CE), Maria Leidiane Nascimento (Coordenadora do PROJOVEM ADOLESCENTE em Sobral _CE), Maria da Conceição Santana Rodrigues (Orientadora do PROJOVEM ADOLESCENTE – CRAS Alto da Brasília), Maria da Glória Ximenes (Coordenadora do Programa Primeiro Passo, Sobral-CE).

Sobral Monumental

​

Brasil – 2012 – 10'


Sinopse: “Estar sempre na rua, jamais abandonar seu posto. De uma estátua exige-se atenção concentrada, um estado de alerta”. Monumentos e bustos povoam praças e avenidas da cidade de Sobral. São moradores muitas vezes anônimos que buscam diálogo, a interlocução com uma população apressada, sem tempo a perder. Mas é o próprio de toda estátua, a capacidade de ser ignorada, de ser um monumento à indiferença ao mesmo tempo em que se firma como uma presença absoluta no espaço urbano.

 

Ficha Técnica: Direção Geral, Still, Pesquisa e Imagens: Denis Melo; Imagens e Still: Edilberto Florescêncio; Edição e Finalização: Luis Carlos de Sousa Lima.

Nosso suor sagrado Brasil – 2012 – 27’ Telma Bessa

​

Sinopse: O documentário “Marco: História de nossa gente- Trabalho e Religiosidade” retrata memórias e histórias de trabalhadores da fábrica do setor moveleiro, de professores, de agricultores, de uma antiga fabrica de castanha (fechada), além de momentos de expressão da fé de marquenses em procissão, oração etc. Busca expressar o cotidiano desses moradores da cidade de Marco que fi zeram suas vidas em torno do trabalho. Por meio de narrativas expressam momentos de alegrias, decepções, revoltas, anseios, utopias. Articula momentos do cotidiano de trabalho, condições de trabalho, salários, casa, família, bem como a realização, de festas do Chitão mais famoso da região. Contém comentários de estudantes sobre a importância deste estudo e do parfor que mudam a maneira de ver a cidade, o trabalho e a marca da religiosidade, que está presente no dia a dia de todos.

 

Ficha técnica: Direção e Roteiro: Telma Bessa; Roteiro e Montagem: Luis Carlos; Imagens: Ivanesio Silva; Edição: Janilson Neves.

A travessia das memórias Brasil – 2012 – 14’ Alênio Carlos Noronha Alencar

​

Sinopse: Botar canoa, sentir a quentura do sol, remar constantemente, encantar com a paisagem, ouvir e contar histórias. São companhias de uma leve brisa de quem vive entre as margens do rio. Nesse interim, nasce o documentário, visando abordar a história do Rio Aracaú, tendo como principais narradores, os Canoeiros de Sobral. Através desses (re)condutores de memórias,

busca narrar as várias histórias em torno do rio: a pescaria; as enchentes; as corridas de canoagem; o imaginário cultural; os antigos carnavais; o rio e sua água, entre outros temas. Por meio de suas

experiências de vida, na travessi a de um saber-fazer, arte essa que se encontra em declínio, procura registrar um bem cultural bastante signifi cativo para a produção da escrita da história da cidade e,

principalmente, para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

 

Ficha técnica: Direção e roteiro: Alênio Carlos Noronha Alencar; Edição e fi nalização: Luis Carlos de Souza Lima; Idealização: Alênio Carlos Noronha Alencar e Rauane Araújo; Entrevistados (canoeiros): Antônio Anselmo dos Santos (conhecido por Coco); João Anastácio da Silva (conhecido por Ivan); Roberto Ponte; Pesquisa: Alênio Carlos Noronha Alencar; Roteiro: Alênio Carlos Noronha Alencar; Imagens: Alênio Carlos Noronha Alencar; Still: Alênio Carlos Noronha Alencar; Local: Sobral/CE

Dos bondes elétricos ao VLT: A circulação em Sobral Brasil – 2012 – 15’ Alane Morais de Sales

​

Sinopse: O documentário tem como objetivo revelar algumas das inúmeras contradições relativas a mobilidade urbana em uma cidade média. A paisagem urbana se volta para Sobral,

cidade situada no norte cearense que passa nas duas últimas década por inúmeras transformações, assim, o argumento gira em torno do dinamismo espaço temporal da cidade, analisando as interações passado e presente de forma a contribuir para uma melhor analise da problemática da mobilidade e os desafi os de quem vive o cotidiano em uma cidade média onde as distâncias físicas entre um ponto e outro não são nas dimensões de uma metrópole, mas são barreiras que exigem o uso do transporte. Assim, Sobral é apresentado no documentário como um imenso laboratório em construção a ser planejado, enquanto a população aparece neste laboratório como promotores “vulneráveis” desta construção espacial. Em vista disso, a contribuição cientifi ca de alguns estudiosos, bem como a participação dos agentes integrantes desta construção tornam-se peças chaves.

 

Ficha técnica: Depoimento de: Anderson Gesso, Manuel Canoeiro, Manuel Pereira, Martha Maria Júnior, Virgínia Holanda. Direção: Aline Morais de Sales. Roteiro, pesquisa e produção: Aline Morais, Janete Menezes, Cássia Sá, Virgínia Holanda. Imagens e som direto: Aline Morais, Francisco Wagner Balbino, Germano Denes, Maria de Fátima Oliveira Nascimento.

Maracatu Nação Tremembé Brasil – 2012 – 4’ 14’’ Renan Duarte Martins

​

Sinopse: o documentário produzido pelos alunos do ensino fundamental, vinculados ao programa Jornada Ampliada da Prefeitura Municipal de Sobral, pretende registrar a existência do maracatu nação Tremembé no distrito de Aracatiaçu, na cidade de Sobral, Ceará.

​

Ficha técnica: Direção: Renan Duarte Martins; Câmara e som diretor: Hamilton Ripardo Júnior; Produção: Lidiane de Ávila, Gerciany de Lima Marques, Renan Duarte Martins, Eveline Barbosa; Entrevistadores: Gerciany de Lima Marques, Renan Duarte Martins;

Entrevistados: Maria Augusta da Silva Gomes, Francisca Ana dos Santos Sousa; Edição e fi nalização: Nilson Almino, Lidiane de Ávila,

Hamilton Ripardo Júnior, Gerciany de Lima Marques, Renan Duarte Martins.

bottom of page