top of page

III VISUALIDADES - FILMES

A Vida entre Tecidos, Fios e Nós

 

Brasil – 2011 – 14' 38''


Sinopse: O documentário “A Vida entre Tecidos, Fios e Nós” retrata memórias e histórias de ex-trabalhadores da Fábrica de Tecidos Sobral. O cotidiano destes que fizeram suas vidas em torno da Fábrica. Por meio de narrativas expressam momentos de alegrias, decepções, revoltas, anseios, utopias. Busca articular momentos do cotidiano de trabalho, horas-extras, condições de trabalho, salários, casa, família, bem como a realização de festas no clube ‘Cassino’, os encontros/namoros/casamentos , as ‘manhãs de sol’ em comemoração ao dia do trabalhador (1º de maio). Contém comentários de estudiosos sobre a importância da Fábrica de Tecidos que muda a face e a maneira de viver da cidade, da população jovem que ingressava cedo para o trabalho. 


Ficha técnica: Fotos: Giovana Saboya Mont' Alverne Jefferson Parente; Música: Júlio César Albuquerque Pinto, Mestre Antônio Hortêncio; Pano: D. Fátima; Ator: Rogênio Martins; Componentes da equipe: Professora Dr ª. Telma Bessa Sales, Allana Araújo Vasconcelos (Bolsista PIBIC/CNPq), Edilberto Florencio dos Santos, Francisca Maria Carneiro Liberato (Bolsista PET-história), Francisco de Sousa Furtado (Bolsista PET-História), Luis Carlos Lima (Bolsista PET-história), Rodrigo Sousa Ferreira (Bolsista PIBIT/Cnpq), Talynne Rose Ferreira; Cinegrafistas: Janilson Ferreira Neves, José Ivanésio Silva.

Dom Expedito: Cultura, Arte e Expressão

 

Brasil – 2011 - 8' 53''


Sinopse: De todos os aspectos que podemos observar, não apenas no Bairro Dom Expedito, mas em qualquer outra comunidade situada ou não em meio urbano, algo que podemos tomar como “elementar” é o desenvolvimento de trabalhos voltados para a arte (como teatro e dança, por exemplo), bem como outras manifestações tidas como artístico-culturais, ligadas ou não ao que se define como “cultura popular”. Esse tipo de manifestação é observável em quase todos os bairros sobralenses, sobretudo naqueles tidos como “periféricos”. O vídeo busca esboçar um panorama da cultura do Bairro Dom Expedito a partir da fala de três moradores que possuem envolvimento com manifestações artístico-culturais desenvolvidas na comunidade. Procura saber de que maneira a arte e a cultura se expressam no Dom Expedito, como elas são vivenciadas e como os moradores se relacionam com as manifestações existentes na comunidade, sobretudo com as que os entrevistados representam. Resumidamente, pretende mostrar um determinado aspecto do bairro em questão, tendo por base a voz de quem o percebe a partir de certa vivência, considerando as particularidades que tal experiência vivida pode expressar.

 

Ficha técnica: Direção: Thiago de Castro; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Thiago de Castro e Josiany Oliveira Mota; Imagens: Thiago de Castro, Dalila Castro, Acervo da Quadrilha Estrela do Luar e da Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito; Still: Acervo da Quadrilha Estrela do Luar e da Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito; Trilha sonora: Oslodum 2004 – DJ Dolores; Edição e finalização: Janilson Neves, Thiago de Castro, Nilson Almino.

Sumaré: história, versões e gerações

 

Brasil – 2011 – 13' 30''


Sinopse: O objetivo do curta “Sumaré: historia, versões e gerações”, é mostrar a historia do bairro contada pelos próprios moradores, com falas de pessoas de diferentes gerações. As historias são contadas por meio de entrevistas, que abrangem alguns temas como: o dia que vieram morar no bairro, como era no período da infância, as mudanças no decorrer do tempo, as brincadeiras, como viviam, a igreja, a escola, as dificuldades de alguns em estudar, entre outros. A proposta do curta é intercalar a voz dos entrevistados de forma dinâmica a mostrar em que se assemelham ou diferenciam-se conforme o tempo e o espaço de ambos: jovens e velhos.
 

Ficha técnica: Direção: Daniele do Nascimento Rodrigues; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Daniele do Nascimento Rodrigues; Imagens: Marco Antonio Machado, Francisco Acílio Ferreira dos Santos, Daniele do Nascimento Rodrigues, Cenas cedidas do filme “Sobral no Plural”; Still: Arquivos pessoais de Francisco Antonio de Sousa Castro; Edição e finalização: Márcio Paulo Gonsalves Tibúrcio; Entrevistadores: Nilson Almino, Daniele do Nascimento Rodrigues e Paulo Passos.

Vida e bairro: Vila União

 

Brasil – 2011 – 11' 46''


Sinopse: Pretende-se mostrar a partir da perspectiva dos seus moradores, a história da criação do bairro Vila União e o cotidiano. A construção de nossas trajetórias de vida são sempre esboçadas em um “plano de fundo”, ou seja, um espaço que funciona como cenário onde desenvolvemos os atos que contracenamos ao longo das nossas vivências cotidianas. O bairro se apresenta como um desses cenários. É nele que boa parte das nossas histórias são escritas. A conversa com os vizinhos na calçada, as brigas por causa do som alto da casa ao lado, as fofocas nas “bodegas”, o levantar cedo para ir ao trabalho são ingredientes que refletem o cotidiano do espaço em que se habita. Assim um bairro tem muitas histórias para contar, e as pessoas que fazem parte deste contam em suas histórias particulares também a história de seu lugar, do seu bairro, desse espaço que é moldado pelos moradores no seu dia a dia. As histórias de vida dos moradores estão intrinsecamente ligadas à do bairro, que possui uma temporalidade bastante peculiar. A Vila União é uma área de ocupação e ainda é um bairro jovem, não tendo nem mesmo reconhecimento oficial da Prefeitura. É esta a atmosfera que irá ilustrar o filme.


Ficha técnica: Direção: Josiany Oliveira Mota; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Thiago de Castro e Josiany Oliveira Mota; Imagens: José Ivanésio da Silva, Nilson Almino, Josiany Oliveira Mota e Cenas cedidas do filme “Sobral no Plural”; Still: Acervo da Cáritas Diocesana de Sobral, do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – Labome, Acervo pessoal de Maria das Graças de Sousa Silva e Maria de Fátima Farias Linhares; Edição e finalização: Janilson Neves, Thiago de Castro, Nilson Almino e Josiany Oliveira Mota; Entrevistadores: Nilson Almino, Josiany Oliveira Mota, João Victor Paiva e Welllingta Maria Vasconcelos Frota.

Lembranças e vestígios de cativeiro: Escravidão, abolição e pós-abolição

 

Brasil – 2011 – 13' 12''


Direção: Paulo Henrique Martins

bottom of page